Home > Aplicacoes > Irrigação

Água de Irrigação

Água para irrigação

A agricultura é um dos sectores que mais água utiliza ao nível global. A água destinada à agricultura para irrigação constitui cerca de 70% do total da água usada no mundo. Em muitos países esta parcela chega aos 95% e desempenha um papel vital na produção de alimentação e na segurança alimentar. As estratégicas de desenvolvimento agricola nestes países depende da possibilidade de manter, melhorar e expandir as técnicas de irrigação.

Por outro lado, a crescente pressão exercida sobre os recursos hídricos por parte da agricultura confronta-se com a competição pela procura de água por parte de outros sectores. Tal situação constitui uma ameaça para o ambiente.

A água poderá criar tensões entre diferentes países que partilham os mesmos recursos. A Irrigação enfrenta tem uma grande concorrência uma vez que representa 70 a 90% da água utilizada em determinadas regiões.

País Share of Total Flow with origin outside of border (%)
Turkmenistão
Egipto
Hungría
Mauritânia
Bostwana
Bulgária
Uzbequistão
Holanda
Gambia
Cambodja
Síria
Sudão
Nigéria
Iraque
Bangladesh
Tailândia
Jordânia
Senegal
Israel
98
97
95
95
94
91
91
89
86
82
79
77
68
66
42
39
36
34
21

Source: Turkmenistan and Uzbekistan figures from David R. Smith "Climate Change, Water Supply, and Conflict in the Aral Sea Basin", paper presented at the "Pri-Aral Workshop 1994", San Diego State University, March 1994: Others from Peter H. Gleick, Water in Crisis (NY, Oxford University Press, 1993)

Na União Europeia, a agricultura representa cerca de 30% da extração total da água. A intensidade de irrigação nos diferentes países varia dependendo do tipo de de clima, de culturas e dos métodos agrícolas. Por exemplo, o papel da irrigação é diferente nos países da Europa do Sul, onde a água é essencial para a produção, quando comparado com os páises da europa central e do leste.

The facto a maior parte da terra irrigada na Europa está localizada no sul, com Grécia, Itália, França, Portugal e Espanha a contar com 85% de área irrigada na EU.

Fontes de água de irrigação

A água usada na agricultura pode ser de origem natural ou alternativa.

Origem Natural incluí água das chuvas, água de superfície (lagos ou rios). Todos estes recursos devem ser utilizados de forma sustentável.

A água das chuvas está dependente das condições atmosféricas do local. A água de superfície é um recurso limitado e geralmente requer a construção de diques, canias ou reservatórios, que têm um grande impacto ambiental.

Fontes Alternativas para água de irrigação é o re-uso das águas de municipais e as águas de drenagem.

Contudo o uso de água reciclada para irrigação poderá trazer alguns impactos adversos para a saúde pública e para o ambiente. Tal irá depender da aplicação da água reciclada, características do solo, condições do clima e práticas agrícolas. Como tal estes factores terão de ser levados em conta na gestão da água reciclada.

Reutilização da água para a irrigação

'Reutilizar água para irrigação é uma prática comum em todo o mundo. Na Europa por exemplo existe um projecto em Clermont-Ferrand, França, que desde 1997 mais de 10.000m3/dia proveniente do tratamento terciário da estaçao de tratamento de águas são utilizados na irrigação de 700Ha de um campo de millho. Em Itália mais de 400 Ha de cereais são irrigados com água reciclada.

A qualidade de água utilizada na irrigação é essencial para o rendimentos das culturas, mantimento da productividade do solo e protecção ambiental. Como por exemplo, as propiredadefisicas e mecânicas (estrutura do solo: estabilidade dos agregados) e permeabilidade, são muito sensíveis ao tipo de iões trocados presentes na água. Verifique a qualidade da água de irrigação

Páginas relacionadas:

Bicarbonatos na água de irrigação

Análises de laboratório da água de irrigação

Nutrientes na agua de irrigação

Risco da salinidade na água de irrigação

SAR - Água de irrigação

Risco de iões tóxicos na água de irrigação


Para mais informação verifica as seguintes páginas: contaminação de águas subterrrâneas, origem da poluição de água subterrâneas, contaminantes (intrusões de água do mar, nitratos, arsenico, ferro).

Click aqui para definições relacionados com águas subterrâneas ou para saber mais acerca das suas propriedades, a sua origem e quantidades, assim como a sua fonte na Europa.







Lenntech BV

Rotterdamseweg 402 M
2629 HH Delft
Holanda

tel: +31 15 27 55 717

fax: +31 15 261 62 89

e-mail: info@lenntech.com











Bookmark and Share