Lenntech <!-- PLUGIN:LANGUAGE:water_treatment_and_purification --> Lenntech <!-- PLUGIN:LANGUAGE:water_treatment_and_purification -->

FAQ's Ozono

O que é o ozono?
Como é que o ozono funciona?
Como é que o ozono é produzido?
O que é o tempo de meia vida do ozono?
O ozono é tóxico? Quais os seus efeitos?
Como é que posso saber os níveis de ozono?

PERGUNTA: O que é o ozono?

RESPOSTA: O ozono é uma molécula que consiste em três átomos de oxigénio (O3) com um polo eléctrico positivio e um polo eléctrico negativo. A molécula de ozono é pouco estável e como tal o tempo de meia vida é curto. Por isso depois de algum tempo na sua forma original o ozono passa a oxigénio (de acordo com a reacção em baixo)


2O3 ⇋ 3O2

Na sua essência o ozono não é mais que oxigénio (O2) com um átomo extra de oxigénio, produzido através de uma descarga eléctrica. Na natureza, o ozono é produzido através de reacção química. O exemplo mais famoso é a camada de ozono, onde o ozono é produzido através dos raios ultravioleta. O ozono também pode ser produzido por trovoadas e quedas de água. As descargas de alta voltagem, que ocorrem durante as tempestades, produzem ozono a partir do oxigénio existente na atmosfera. O cheiro a terra húmida, que se sente após uma tempestade, resulta da produção de ozono pela natureza. A própria palavra ozono tem origem na palavra grega “ozein”, que significa odor.

O ozono é apenas produzido em circunstâncias extremas. Os geradores de ozono produzem ozono recorrendo a descargas de alta voltagem ou através de radiação ultravioleta.


P: Como é que o ozono funciona?

R: O ozono é um agente oxidante. Quando a molécula de oxono contacta com algo possível de oxidar, a carga estática da molécula de ozono é transferida para a molécula vizinha. Tal ocorre porque o ozono é uma molécula muito instável e volta sempre à sua forma original: o oxigénio (O2). O ozono consegue oxidar uma vasta gama de materiais, mas também odor e microrganismos, virús, fungos, bactérias. A molécula extra de oxigénio, que é libertada da molécula de ozono, vai ligar-se às moléculas do outro material, oxidando-o.

O ozono é aplicado, principalmente, no tratamento de águas municipais, centrais de tratamento de água potável (como desinfectante) e cada vez mais começa a ser usado em aplicações de águas industriais. Por exemplo, é usado na industria alimentar como desinfectante, na indústria do papel e dos texteis. A principal vantagem advém do seu caractér limpo, uma vez que só oxida e quase não forma productos secundários. Ao mesmo tempo é seguro trabalhar com o ozono, uma vez que qualquer fuga é fácilmente dectável através do seu cheiro característico.

Back to top


P: Como é que o ozono é produzido?

R: O ozono pode ser produzido artificialmente de acordo com o mesmo princípio que ocorre na natureza, ou seja através da radiação ultravioleta (camada de ozono) ou descargas corona (descrgas de alta voltagem que ocorrem durante as tempestades). Em ambos os casos a ligação da molécula de oxigénio é quebrada, e consequentemente produz-se radicais de oxigénio. Estes radicais de oxigénio vão ligar-se com as moléculas de oxigénio, que não foram quebradas, originando moléculas de ozono. Na produção de ozono, as descargas corona é o método mais utilizado, uma vez que tem mais vantagens. Nomeadamente, os baixos custos de produção de ozono (melhor relação custos/eficiência) e a durabilidade do sistema. Como fonte de alimentação pode se usar o ar ambiente bem como oxigénio puro. Para este último, é possível recorrer-se a geradores de oxigénio que concentram o oxigénio do ar. Ao usar-se oxigénio puro consegue-se produzir elevadas concentrações de ozono.


P: O que é o tempo de meia vida do ozono?

R: Quando se recorre à ozonização para purificar a água ou o ar, o ozono tem de ser produzido no próprio local. Devido ao seu curto tempo de meia vida, o ozono decai pouco tempo depois de ser produzido. O tempo de meia vida do ozono na água é cerca de 30 minutos, o que significa que de meia-meia hora a concentração inicial de ozono na água diminui para metade. Explicando melhor: quando se tem uma concentração inicial de 8 g/L, a concentração reduz-se a cada 30 minutos da seguinte maneira: 8; 4; 2; 1; etc. Na prática, o tempo de semi vida é menor pois este tempo é influenciado por diversos factores como a temperatura, o pH, a concentração, tipo de solutos. O ozono reage com todo o tipo de compostos, a concentração do ozono vai por isso diminuir rapidamente logo de início. Quando a maior parte dos componentes estiverem oxidados, irá existir uma concentração residual de ozono que vai sendo reduzida mais lentamente.

Back to top


P: O ozono é tóxico? Quais os seus efeitos?

R: Em elevadas concentrações o ozono é perigoso para a saúde humana quando inalado. Agências mundiais como a Occupational Safety and Health Agency (OSHA) propôs valores máximos aceitáveis de exposição ao ozono. Os valores limites de exposição (VLE) são valores limites de concentração média ponderada de um determinado agente químico, presente na atmosfera, a partir dos qual não é aconselhada a presença de um individuo, em relação a um deteminado período de tempo.
Para o ozono o VLE aceitável é 0.06 ppm por um tempo máximo de 8 horas por dia, 5 dias por semana. Por um período de 15 minutos, o VLE de concentração é de 0.3 ppm. Estes valores são bastante mais elevados, que o valor a partir do qual o ozono pode ser pressentido através do cheiro.
No caso de ocorrer exposição a elevadas concentrações de ozono os síntomas podem variar desde secura da boca, tosse, dor de cabeça e dificuldade em respirar. Perto dos limites letais, estes sintomas agravam-se.
Quando são instalados grandes geradores de ozono, podem também ser instalados eliminadores de ozono, que têm como função eliminar o ozono residual.



P:
Como é que posso saber os níveis de ozono?

R: Existem diversos tipos de sensores de ozono tanto para a água como para o ar. Estes instrumentos de medida tem princípios diferentes de funcionamento e conseguem medir concentrações desde o ppm (partes por milhão) ate ppb (partes por bilião). Este tipo de instrumentos podem ser utilizados como monitores e controladoesr dos geradores de ozono.

Back to top

Sobre a Lenntech

Lenntech BV
Rotterdamseweg 402 M
2629 HH Delft

tel: +31 152 755 717
fax: +31 152 616 289
e-mail: info@lenntech.com


Copyright © 1998-2016 Lenntech B.V. All rights reserved