Lenntech <!-- PLUGIN:LANGUAGE:water_treatment_and_purification --> Lenntech <!-- PLUGIN:LANGUAGE:water_treatment_and_purification -->

Troca Iónica- Princípio

As resinas de troca iónica são substâncias insolúveis granulares que têm na sua estrutura molecular radicais ácidos ou básicos que podem ser trocados. Os iões positivos ou negativos, fixados nestes radicais, são substituídos por iões com o mesmo sinal em solução no líquido em em contacto com eles.

A troca iónica é completa sem:

  • deterioração ou solubilização
  • a alteração do número total de iões no líquido antes da permuta

Hoje em dia, as substâncias de troca iónica são utilizadas quase exclusivamente sob o nome de resinas. Há duas categorias de resinas: as resinas do tipo gel e as do tipo macroporoso ou de ligações cruzadas fracas. A sua estrutura básica é idêntica: a estrutura molecular é obtida em ambos os casos através da co-polimerização. A diferença entre elas reside na sua porosidade.

Resinas do tipo gel têm uma porosidade natural limitada a distâncias intermoleculares. É uma estrutura do tipo microporosa Resinas do tipo macroporosas têm uma porosidade artificial adicional a qual é obtida por adição de uma substância concebida para esse fim.

O permutador é conhecido como monofuncional se existir somente uma variedade de radicais e é chamado polifuncional se a molécula contiver vários tipos de radicais.

Mais informação em Sistemas de troca iónica

Sobre Lenntech

Lenntech BV
Rotterdamseweg 402 M
2629 HH Delft

tel: +31 152 755 717
fax: +31 152 616 289
e-mail: info@lenntech.com


Copyright © 1998-2016 Lenntech B.V. All rights reserved